Médico usa a tabuleta digital

História

Sociedade de
Cardiologia/Mato Grosso do Sul
SBC/MS

Fundada em 14 de Agosto de 1984, teve como primeiro presidente Alfredo Arruda. A seguir, seu presidente foi João Jazbik Neto (1985), que promoveu duas Jornadas de Cardiologia.


Depois, sob a presidência de Gerson Novaes Guimarães (1987), a Sociedade desenvolveu muitas atividades, inclusive oito Jornadas de Cardiologia.

Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru presidente seguinte (1989), além de duas Jornadas, realizou o 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cardiologia.

Em 1991, assumiu Mauro Rogério de Barros Wanderley, que além de Jornadas e do 1º Simpósio de Arritmia, realizou, em 1992, o II Congresso Sul-Mato-Grossense de cardiologia com cerca de 100 participantes.

Embora seja um Estado novo, a Cardiologia local tem evoluído de forma rápida e consciente. Em 1952, recebia seu primeiro portador do Título de Especialista: Delmiro Pedrosa, que, em 1955, selecionava um caso de PCA, operado por E. J. Zerbini numa intervenção que representou a primeira do Estado.

Em 1973, foi inaugurado o Proncor (atendimento cardiológico de urgência), onde, em 1974, foi realizado o primeiro teste ergométrico e, em 1976, o primeiro ecocardiograma. Em 1979, foi inaugurado o Hospital Cardioclínica, em Dourados, no interior do Estado. A primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea foi feita em 1980, por João Jazbik Neto, Jorge Vasconcelos e Fernanda Vasconcelos. A mesma equipe realizou a primeira cirurgia de "ponte de safena", em 1981. Em 1982, foi inaugurado o Serviço de Hemodinâmica do Proncor, sob a chefia de Mauro Rogério de Barros Wanderley.

Todos esses eventos foram anteriores a fundação da Sociedade. Após sua criação, foi realizada a primeira angioplastia coronária por cateter-balão, em 1986, por Mauro Rogério de Barros Wanderley, que, em 1989, passou a ser responsável pelo serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário.

Em 1990, foi inaugurado o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa , onde foi realizada, pela segunda vez, no Brasil, o fechamento de uma CIA através de cateterismo. No Hospital Universitário, em 1991, foi realizada a primeira cirurgia com circulação extracorpórea pela equipe chefiada por Antônio Sebastião Porto.

Como se observa, a Sociedade Sul-Mato-Grossense de Cardiologia evoluiu até chegar em 1993, a 84 sócios.